inspiração

Inspiração

Tudo surgiu da vontade de querer fazer mais, de querer fazer melhor, de mostrar ao mundo a minha arte. Decidi levar pelo mundo fora a capoeira.
Mas de que forma o poderia fazer? De que forma o mundo poderia conhecer a capoeira?

Era um domingo casual, um dia de passeio como tantos outros em família, vi-me rodeado de uma paisagem sem igual, perto de onde tantas vezes andamos no dia-a-dia. Estava ali, entre a bela Ponte da Arrábida, e a Praia de Cabedelo, o Parque de São Paio, repleto de zonas verdes de cortar a respiração, povoado por mais de 200 espécies de aves. Teria eu visto ali o local perfeito? Lá fomos conhecê-lo.

Envolvidos que estávamos naquela natureza, com aquela paisagem tranquilizante, onde o rio encontra finalmente o mar, encontramos o local ideal para o lazer, para relaxar o corpo e a mente. Estava ali diante dos meus olhos e debaixo dos meus pés o sítio onde o mundo ia saber da Capoeira.​
E, nada melhor do que os domingos, para que as famílias que lá passam, tal como nós estávamos a fazer naquele dia, possam conhecer, ver e sentir o que é a Capoeira.
E assim fizemos, um Domingo por mês deixamos o amor à Capoeira sair à rua para que todos conheçam.

Inspirados por um dia de treino e de uma roda boa na minha academia, onde recebo os meus companheiros e vivemos a Capoeira, eu e meu camarada Milani tivemos a ideia de fazer uma roda mensal no centro de Vila Nova de Gaia, para divulgarmos a nossa arte. Ora então, nada melhor do que juntarmos os dois mundos, porque não nos juntarmos todos na roda que já vinha a acontecer no parque de São Paio?

Meu Camarada juntou-se a nós na roda seguinte, no deslumbrante Parque de São Paio.

inspiração

Deliciado com a liberdade que se fazia sentir, começamos o trabalho de “Capoeiragem”.
A roda de rua viria colocar de lado as “Bandeiras” dos grupos, e fazer prevalecer a regra dos 3 R’s – Ritual, Ritmo e Respeito – cada um pode chegar chegando, respeitando a individualidade e integridade física de cada um, numa roda que é de todos.

E assim começou a crescer, este sonho de levar a capoeira ao mundo estava realmente a acontecer. Cada roda melhor que a anterior, cada vez mais fortes, mais unidos, mais felizes, vimos que tínhamos em mãos a responsabilidade, o dever e o amor para fazer crescer a comunidade da Capoeira.

Seguimos até hoje, cada vez mais livres, numa Capoeira feliz, onde todos podem fazer parte, todos podem conhecer, todos podem viver a liberdade da Capoeira.

Recordo o dia 28/08/2022, o dia em que o sonho se tornou real e o projeto de fazer a Capoeira chegar ao mundo arrancou, ganhou asas e voou, do meu coração, para todos…

https://www.instagram.com/p/CufYi_jIrYg/

Gaucho Capoeira
Gaucho Capoeira
Artigos: 1